Nazismo X Fascismo




Fascismo
Entre as décadas de 1920 e 1940, surgiu e desenvolveu-se, em alguns países da Europa, o fascismo. Era um sistema político, econômico e social que ganhou força após a Primeira Guerra Mundial, principalmente na Itália país que estavam passando pela crise econômica. Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder italiano Benito Mussolini.
Este sistema terminou com a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

O 'Fascio di Combattimento', ou Esquadra de Combate, que deu origem ao fascismo, buscou seu nome na expressão 'fascio', que significa feixe de varas. O feixe de varas, simbolizando união e força, vem do latim 'fesce', um feixe de varas que, junto com uma machadinha, era levado pelo 'litor', uma espécie de oficial de justiça que, na Roma antiga, seguia os magistrados para executar as decisões da justiça, com poderes para coagir, incluindo a aplicação de castigos físicos.



Principais características e ideias do fascismo:

- Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.

- Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

- Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

- Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.

- Censura: Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

- Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias.


- Antissocialíssimo: os fascistas eram totalmente contrários ao sistema socialista. Defendiam amplamente o capitalismo, tanto que obtiveram apoio político e financeiro de banqueiros, ricos comerciantes e industriais alemães e italianos.

Curiosidade:
- Embora Itália tenha sido o exemplo mais nítido de funcionamento do sistema fascista, em Portugal (governo de Salazar) e Espanha (governo de Francisco Franco), neste período, características fascistas se fizeram presentes.

O fascismo na atualidade:
Embora tenha entrado em crise após a Segunda Guerra Mundial, alguns aspectos da ideologia fascista ainda estão presentes em alguns grupos e partidos políticos. Na Europa, por exemplo, existem partidos políticos que defendem plataformas baseadas na xenofobia (aversão a estrangeiros).

Discurso fascista de Mussolini.



Nazismo:

O Partido Nazista foi fundado em 1919, tendo como chefe nada menos do que, Adolf Hitler, austríaco que lutara no exército alemão. No mesmo ano, foi votada a nova Constituição da Alemanha. Tal constituição Estabelecia uma federação de 23 Estados, que passavam a ter uma Constituição democrática, enviando seus delegados a uma Assembléia Nacional.



A Suástica ou Cruz Gamada, é um dos símbolos mais antigo e difundido no mundo por várias civilizações. No Nazismo, o símbolo tinha o significado de Força, Liderança, Equilíbrio e o mais importante, Renovação para a Alemanha.


O Reichrast Hendenburg foi eleito presidente em 1925, em substituição a Ebert, falecido. A recuperação da Alemanha era bastante frágil. A crise econômica mundial de 1929 demonstrando esse fato, pois permitiria a ascensão ao poder do líder do Partido Nazista, Adolf Hitler. Ele se utilizou do descontentamento dos alemães com o governo para obter cada vez mais adeptos. O Partido Nazista imitou o Partido Fascista: tinha tropas de choque e empregava métodos violentos contra socialistas, comunistas e judeus, além de perseguir sindicatos e jornais.
Em 1923, a França invadiu o centro industrial da Alemanha. Para forçar sua retirada, o governo alemão incentivou a greve na região e passou a pagar parte dos salários, aumentando a inflação. O desespero mediante ao caos que se instalava aumentou o número de adeptos do Partido Nazista. Hitler iniciou então uma revolução em Munique, mas fracassou, e ficou preso por alguns meses. Ele afirmava que os lemas eram superiores em termos raciais, e que o nazismo deveria conduzir o mundo.
Pregava a necessidade de se manter a pureza da raça ariana, eliminando de se manter a pureza da raça ariana, eliminando os judeus da Alemanha. Os judeus eram acusados de capitalistas, que enfraqueciam a Alemanha.
Quando Hitler chegou a poder, utilizou-se de suas tropas de choque para se livrar de adversários políticos. E em 1932 elegeu 230 deputados de seu partido. Em 1934, morreu o presidente alemão. Hitler, que assumiria em 1933 como primeiro-ministro, impôs uma ditadura violenta.
Pessoas de destaque da oposição foram enviadas para campos de concentração. Todos os estados ficaram centralizados pelas ordens de Hitler. Os judeus perderam a cidadania e passaram a ser perseguidos. Todos eram obrigados a exercer a doutrina nazista.
Tal período de extrema hegemonia e de totalitarismo por parte do Estado, e tremenda crueldade do Partida Nazista com os judeus, por pregar uma "raça superior" ficou conhecido como Nazismo.

Características

O regime Nazista era semelhante ao regime Fascista, mas no nazismo, o racismo era muito mais acentuado.
O item acima é explicado a um fundamento racista: superioridade da chamada "raça ariana"
Este regime caracterizava-se principalmente pelo Totalitarismo e Racismo

Totalitarismo
Hitler dominava o Estado, o exército e o Partido Nazi, por isso possuía a totalidade do poder
O Partido Nazi era o único partido na Alemanha
O Estado organizava paradas militares para espalhar as ideias nazis e controlava o ensino, a imprensa e a rádio.

Racismo
Hitler defendia a ideia de superioridade da raça ariana, de que os alemães seriam os "mais puros representantes".
Os judeus eram considerados uma raça inferior, e por isso foram perseguidos por nazis e muitos acabaram por morrer.
Os alemães procuraram reunir todas as populações de língua alemã numa "Grande Alemanha" e em seguida conquistaram um "espaço vital" (no leste da Europa) para o desenvolvimento do país

Discurso nazista de Hitler.



Características comuns entre Nazismo  e Fascismo
O líder é  infalível e inatacável
Nacionalismo – o país sempre em 1º Lugar
Totalitarismo – nada deve vir acima do Estado
Militarismo – um país forte tem que ter um exército poderoso
Corporativismo – existência de um único partido que organiza a sociedade
Anticomunismo – O comunismo é o grande inimigo em comum
Antiliberalíssimo – ausência de liberdade sindical, econômica e de imprensa



Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

País Basco

Características físicas da África.

A importância da Geografia?