A Geografia.

O primeiro post para 2014, será para relembra e aprender novamente sobre a ciência acadêmica e conteúdo escolar a Geografia. Esse texto não tem o intuito de definir o que é Geografia, até pelo motivo da rotulação ser uma redução do todo. Ao ler um texto do Professor José Willian Vesentino senti a necessidade de repassa lo para o Blog, sendo um agregado para o nosso saber.

Definições/comentários sobre a Geografia

O que é a Geografia? Essa é uma questão que atravessa séculos, com diferentes pontos de vista. Um especialista chegou até a dizer -- com um visível exagero -- que existem tantas geografias quantos geógrafos. É lógico que o importante são os trabalhos de pesquisa, as novas idéias (sobre o espaço mundial, sobre uma região, um lugar, um processo na sua dimensão espacial...), e não a definição do que é esse saber ou essa modalidade do conhecimento. Ater-se rigidamente a uma definição ou delimitação (pois toda definição delimita, cerca, estabelece limites) na maioria das vezes até mesmo atrapalha o avanço do conhecimento. Mas implícita ou explícitamente essa questão do que é a Geografia emerge dos trabalhos geográficos e podemos mesmo dizer que ela se atualiza constantemente. Todo novo estudo, desde que seja inovador, toda nova abordagem contribui para essa permanente redefinição do(s) objeto(s) de estudos. É por isso que afirmou-se que a Geografia -- mas o mesmo poderia ser dito da Física, da História, da Antropologia etc. -- é ao mesmo tempo uma tradição, um corpo de conhecimentos e métodos, e também um vir-a-ser, um processo que encerra uma certa indeterminação e que se redefine com as novas pesquisas. A Geografia pode ser algo num determinado contexto -- numa época, num lugar, numa corrente de pensamento -- e outra coisa (relativamente) diferente num outro contexto.

Não objetivamos aqui definir Geografia. Apenas reproduzimos algumas definições -- ou alguns comentários sobre o que é a Geografia ou qual é a sua importância -- que foram dadas no decorrer dos tempos. Vamos dividir essas falas em quatro grupos. A primeira refere-se aos geógrafos (se é que eles podem ser assim denominados) clássicos, anteriores à sistematização da geografia moderna no século XIX. Na verdade eles eram viajantes, mapeadores ou conhecedores de lugares, estrategistas e principalmente estudiosos (ou seja, eram ao mesmo tempo filósofos, físicos, astrônomos, historiadores, geógrafos...) O segundo grupo é formado por geógrafos modernos ou "científicos" (como eles se autodenominavam), que promoveram ou expandiram a institucionalização acadêmica da disciplina nos séculos XIX e XX (até os anos 1970). O terceiro grupo é formado pelos críticos ou radicais, e também pelos fenomenológicos, os geógrafos que procuraram revolucionar ou reconstruír o saber geográfico a partir da década de 1970. E o quarto grupo é formado por não geógrafos, por escritores, políticos ou cientistas em geral (físicos, historiadores...) que proferiram comentários a respeito da natureza da Geografia. Neste último grupo predominam as falas que enfatizam a importância da geografia (ou do seu ensino), mas também incluimos uma -- do escritor argentino Borges -- que faz uso de uma metáfora brincalhona, que na realidade usa uma visão estereotipada da geografia como um saber enciclopédico e descritivo (algo que foi mais ou menos verdadeiro até o século XIX), e isso com o objetivo de trazer um pouco de humor neste campo em geral árido e circunspeto.



1. Pontos de vista clássicos:

"A Geografia é uma ciência como qualquer outra e interessa sobremaneira ao filósofo. Ela se ocupa do estudo ou descrição da Terra. A maior parte da Geografia satisfaz a necessidade dos Estados(...) A Geografia em seu conjunto tem um vículo com as atividades dos dirigentes. Os grandes generais são, sem exceção, homens capazes do governar por terra e por mar, de unir povos sob um governo ou uma administração pública(...) Até mesmo um caçador terá mais êxito se conhecer a natureza e a extensão do bosque e, além do mais, só aquele que conhece uma região pode escolher o melhor lugar para acampar, para fazer uma emboscada ou para dirigir uma campanha militar." (ESTRABÃO, século I a.C.).

"O propósito da Geografia é oferecer uma 'visão de conjunto' da Terra localizando e mapeando os lugares ou regiões" (PTOLOMEU, 150 d.C.).

"A Geografia é uma descrição geral do mundo. Ela se divide em duas partes: uma geral e outra especial. A primeira estuda a Terra em seu conjunto, explicando as suas diversas partes e características. A segunda, ou seja, a geografia especial [regional], respeitando os conceitos gerais, estuda as regiões concretas: suas localizações, divisões, limites e outros aspectos dignos de serem conhecidos." (Bernard VARENIUS, século XVII).

"A Geografia é uma disciplina sinóptica que procura sintetizar os achados de outras ciências por meio do conceito de 'Raum' [área ou espaço]. Ela pode ser dividida em geografia física e mais cinco modalidades. A geografia matemática, que estuda a forma, tamanho e movimentos da Terra, assim como as suas relações com o sistema solar. A geografia moral, que explica os diversos costumes e características dos povos de diferentes regiões. A geografia política, que relaciona a organização política de um Estado com a sua geografia física [seu território]. A geografia comercial, que se ocupa dos intercâmbios mercantis. E a geografia teológica, que estuda as transformações dos princípios teológicos em virtude do terreno(...) A História e a Geografia podem ser vistas como uma descrição, com a diferença que a primeira ocupa-se do tempo e a segunda do espaço. A História estuda a relação dos acontecimentos no tempo e a Geografia estuda a relação dos fatos que se dão uns junto com os outros no espaço" (Emmanuel KANT, século XVIII).



2. Pontos de vista modernos:

"A Geografia é uma ciência síntetizadora que conecta o geral com o especial através do levantamento, do mapeamento e da ênfase no regional. Ela se ocupa da influência que o meio físico exerce sobre o Homem e procura interligar o estudo da natureza física com o estudo da natureza moral para se chegar a uma visão harmonizante [entre a humanidade e o meio físico]" (Alexander Von HUMBOLDT, meados do século XIX).

"O objetivo da Geografia não é o de simplesmente reunir e elaborar uma massa de informações [sobre a Terra ou as regiões], como faziam os meus predecessores, e sim assinalar as 'leis gerais' que explicam a diversidade natural, mostrar a sua conexão com qualquer fato singular e indicar numa perspectiva histórica a perfeita unidade e harmonia que existe, por trás da aparente diversidade e capricho que prevalece no planeta, entre a natureza e o Homem." (Karl RITTER, meados do século XIX).

"O que é a Geografia? A resposta pode ser dada através da seguinte pergunta: Pode a Geografia converter-se numa ciência ao invés de um simples amontoado de informações? Essa é uma questão que diz respeito ao objeto e aos métodos da nossa disciplina. Mas existe ainda uma outra interrogação preliminar: A Geografia é una ou múltipla? Ou, em outras palavras, a geografia física e a política constituem duas etapas de uma mesma investigação ou são temas diferentes que devem ser estudados por métodos distintos, sendo uma um apêndice da geologia e a outra um apêndice da história? (...) Proponho uma definição de Geografia como a ciência que se ocupa da interação entre o homem em sociedade e o seu meio ambiente. As comunidades humanas devem ser consideradas como unidades em luta pela existência, mais ou menos favorecida pelo seu meio. As duas partes da Geografia se complementam. A geografia física analisa os fatores do meio ambiente com as suas variações e a geografia política demonstra as relações que existem entre a sociedade e as variações locais do seu meio. A Geografia tem uma dimensão teórica [o ensino, a pesquisa pura] e uma outra prática e inseparável [a sua utilidade para o Estado e para as atividades mercantis]." (Halford J. MACKINDER, 1887).

"A Geografia deve ser, em primeiro lugar, um estudo das leis que modificam a superfície terrestre: as leis que determinam o crescimento e desaparição dos continentes, suas configurações passadas e presente(...) A Geografia deve, em segundo lugar, estudar as consequências da distribuição dos continentes e mares, das elevações e depressões, dos efeitos da penetração do mar e das grandes massas de água no clima. Ela deve ainda explicar a distribuição geográfica dos seres vivos, animais e vegetais. E a quarta função da Geografia refere-se aos grupos humanos sobre a superfície da Terra. Suas distribuições, seus traços distintos, a distribuição geográfica das etnias, dos credos, dos costumes, das formas de propriedade e as relações disso tudo com o meio ambiente(...) O ensino da Geografia deve perseguir um triplo objetivo. Deve despertar nos alunos a afeição pela natureza. Deve ensinar-lhes que todos os seres humanos são irmãos qualquer que seja a sua nacionalidade ou a sua 'raça'. E deve inculcar o respeito pelas culturas ditas 'inferiores'." (Prior KROPOTKIN, 1885).

"A Geografia enquanto um 'conhecimento da Terra' seria uma ciência da Terra [geociência]. Alguns autores, como Gerland, desejam excluir o Homem da Geografia. Outros desejam conhecer as influências exercidas pela natureza sobre o Homem. [Contudo] A definição da Geografia como ciência da Terra não é consequente. A Geografia pode ser definida como o conhecimento do espaço terrestre, sendo ao mesmo tempo uma ciência concreta e corológica. Essa distinção entre ciências abstratas e concretas foi estabelecida por A. Comte. E foi Kant quem estabeleceu a distinção entre ciências sistemáticas [como a Física], cronológicas [como a História] e corológicas ou espaciais [como a Geografia]. Ela procura compreender a diferenciação local dos elementos naturais e humanos(...) O geógrafo que não se preocupa com o conhecimento das regiões corre o perigo de ficar completamente desprovido de fundamento geográfico. O conhecimento das regiões, mesmo sem a geografia geral, continua sendo um conhecimento geográfico. Em contrapartida, a geografia geral sem o conhecimento das regiões de maneira nenhuma pode cumprir o papel da Geografia e com frequência situa-se fora do âmbito desta disciplina." (Alfred HETTNER, 1905).

"Um indivíduo geográfico não resulta somente das condições geológicas e climáticas. Não é completamente livre das mãos da natureza, mas é um homem que revela a sua individualidade moldando um território para o seu próprio uso. A Geografia tem como missão investigar como as leis físicas ou biológicas que regem o globo se combinam e se modificam ao aplicarem-se às diversas partes da superfície terrestre. A geografia tem como missão especial estudar as expressões cambiantes que existem nos diversos lugares(...) O geógrafo deve buscar o encadeamento e a unidade dos elementos que agem sobre a superfície terrestre. A Terra é o domínio do Homem. Mas é preciso que a humanidade conheça o seu domínio para dele desfrutar e para fazer-se valer. A Geografia tem com função ensinar isso." (Paul VIDAL DE LA BLACHE, 1913).

"A Geografia, tal como a História, é essencial para a compreensão total da realidade. Elas se assemelham na medida em qua ambas são ciências integradoras e interessadas no estudo do mundo. Existe, portanto, uma relação universal e mútua entre elas, inclusive se suas bases de integração são num certo sentido opostas -- a Geografia em função dos espaços terrestres e a História em função dos períodos de tempo -- , a interpretação das configurações geográficas atuais requer um certo conhecimento do desenvolvimento histórico. Da mesma maneira, a interpretação dos acontecimentos históricos requer um certo conhecimento do seu contexto geográfico(...) A Geografia estuda as diferenciações entre as áreas da superfície terrestre e por conseguinte seleciona os fenômenos a serem considerados em função do seu significado geográfico. Ao estudar a inter-relação entre esses fenômenos [físicos e humanos], a Geografia depende em primeiro lugar da comparação de mapas que representam a expressão regional dos fenômenos individuais, ou dos fenômenos inter-relacionados." (Richard HARTSHORNE, 1939).

"A Geografia encontrou um objeto próprio através do estudo das paisagens. É um objeto que relaciona as ciências naturais, as humanas, econômicas e sociais. Na literatura geográfica alemã foi S.Passarge o primeiro que usou a denominação 'geografia da paisagem' e, desde 1913, propôs em várias obras o conceito de 'ciência da paisagem'. A palavra alemã 'Landschaft' (paisagem) existe há mais de mil anos e teve uma interessante evolução linguística. É um conceito presente na ciência e na arte. Na ciência, somente a geografia deu um uso a esse conceito e o transformou num objeto de estudos. A partir daí o movimento de proteção da natureza e o paisagismo cunharam os conceitos de proteção, conservação e criação da paisagem. Podemos distinguir o aspecto fisionômico ou formal da paisagem do seu aspecto fisiológico ou funcional. O primeiro diz respeito ao espaço como uma totalidade e o segundo refere-se à interação entre todos os geofatores: os naturais, os econômicos e os culturais." (Karl TROLL, 1950).

"É útil dividir uma ciência em três elementos: a lógica, os fatos de observação e a teoria. A lógica inclui a Matemática e tem a ver com a relação entre os símbolos. Os fatos de observação [isto é, o(s) objeto(s) de estudos] devem ser designados operacionalmente, já que somente através de uma descrição exata de como foi feita uma observação é que se pode idenfificar um fato particular. A teoria se forma por união do sistema lógico com os fatos definidos operacionalmente. A teoria é o coração da ciência, porque uma teoria científica é a chave para abrir a realidade(...) Existem dois problemas que dificultam tratar a Geografia como ciência. O primeiro refere-se à função da descrição na Geografia e o segundo à possibilidade de predição dos fenômenos geográficos. Existem autores que sustentam que a descrição não é científica. Essa posição é insustentável. Existe uma infinidade de fatos e qualquer descrição é sempre seletiva. Os geógrafos estão sempre buscando algo que considerem significante. A significação só pode ser julgada por outro fenômeno. Isso implica numa relação e esta numa teoria(...) Na Geografia, como em qualquer outra ciência, existe uma interação contínua entre lógica, teoria e fatos (descrição). Nenhuma pode ser separada das demais. Devido a isso é absurdo pretender que uma das três, no caso a descrição, seria 'mais geográfica' que as outras. O problema da Geografia consiste em encontrar uma maneira mais econômica de ordenar nossa percepção dos fatos. A predibilidade dos fenômenos geográficos depende da resposta a esta pergunta: São os fenômenos geográficos únicos ou gerais? Se eles são únicos [irrepetíveis, originais] não são preditíveis e não se pode construir teorias. Se eles são gerais são preditíveis e podem originar teorias. Muitos geógrafos confundem casos 'unicos' com 'individuais'. Eles imaginarm que os fenômenos geográficos são únicos e portanto não teorizáveis de forma lógica. Mas eles são individuais, e o caso individual implica não em unicidade e sim numa generalidade. Por exemplo, aceita-se que existe uma teoria que explica a formação de ilhas. Mas só existe uma ilha de Manhatan. Nesse sentido a ilha de Manhatan corresponde à teoria das ilhas embora seja diferente de todas as outras ilhas devido a uma combinação quantitativa particular de fatos." (William BUNGE, 1962).

"A Geografia é uma ciência humana. O espaço terrestre é objeto de estudo geográfico na medida em que é, sob uma forma qualquer, um meio de vida ou uma fonte de vida, ou uma indispensável passagem para aceder a um meio de vida ou a uma fonte de vida(...) A Geografia aparece assim como uma ciência do espaço em função do que ele oferece ou fornece aos homens. Como ciência do espaço, ela é chamada a fazer balanços do que representa globalmente esse espaço para os homens que aí vivem. A Geografia compartilha com as ciências da Terra a característica de ciência do espaço, mas não tem os mesmos objetivos que elas. Para situar as coletividades humanas em seu quadro, empresta às ciências da Terra seus resultados, se necessário seus métodos. Mas é mais sintética que elas. O geógrafo deve ter uma competência que lhe torne inteligíveis, simultaneamente, processos geológicos, climatológicos, hidrológicos, biológicos. Esta é a condição de uma representação total do meio percebido globalmente pelas coletividades que o ocupam(...) A Geografia é o resultado e o prolongamento da História. O objetivo dos métodos geógraficos é o conhecimento de 'situações'. Uma situação é a resultante num dado momento -- que é por definição, em Geografia, o momento presente -- de um conjunto de ações que se contrariam, se moderam ou se reforçam e sofrem os efeitos de acelerações, de freios ou de inibições por parte dos elementos duráveis do meio e das seqüelas das situações anteriores. O estudo de uma situação pode proceder de uma concepção contemplativa ou de uma concepção ativa(...) Assim definida, a Geografia se apresenta como uma imagem 'instantânea' do mundo. O geógrafo é por definição o agente de coordenação, o intermediário natural entre o exército de técnicos especializados e a política que toma as decisões." (Pierre GEORGE, 1964).



3. Pontos de vista radicais, críticos e/ou humanistas:

"Através desta revista desejamos desenvolver paradigmas alternativos para estudar o presente, investigar formas de mudança radical com vistas a sociedades futuras mais justas. A revista 'Antipode' foi gerada pela aparente falta de preocupação da nossa disciplina [a Geografia] com as questões sociais. Uma década de mudanças nos 'métodos' da investigação geográfica [a revolução quantitativa] não foi suficiente para suscitar uma alteração na 'direção' das preocupações geográficas(...) Nosso objetivo é uma mudança radical -- a substituição das instituições e o ajuste institucional de nossa sociedade com vista a novos objetivos(...) A 'nova esquerda geográfica' difere do velho liberalismo nos seus níveis de compromisso e na sua crença em um processo de mudança radical. Isso significa principalmente três coisas: pleitear uma sociedade mais equitativa na qual se erradique a pobreza, o sofrimento e o decadente sentimento de inutilidade e inevitabilidade; trabalhar para a consecução de uma mudança radical empregando todas as técnicas à nossa disposição com o propósito de romper e reconstruir a estrutura de opiniões convencionais; e organizar-se para uma ação efetiva dentro da Geografia acadêmica, que em geral é profundamente conservadora." (Richard PEET e Outros, número 1 da revista Antipode, 1969).

"Como e por que tentaríamos chegar a uma revolução no pensamento geográfico? Khun oferece uma análise interessante desse fenômeno, tal como ocorre nas ciências naturais. Ele sugeriu que a maior parte da atividade científica é o que ele chama de ciência de rotina. Na prática dessa rotina surgem determinadas anomalias -- observações ou paradoxos que não podem ser resolvidos dentro do paradigma dominante. Essas anomalias tornam-se o foco de crescente atenção até que a ciência é mergulhada num período de crise, do qual surge eventualmente uma nova série de conceitos, categorias, relações e métodos, inaugurando-se assim um novo paradigma que é seguido, mais uma vez, pela ciência de rotina(...) A história do pensamento geográfico dos últimos dez anos está exatamente espelhada nessa análise. A proposição central da velha Geografia era o qualitativo e o único. Ela não podia resistir à orientação das ciências sociais em direção a instrumentos de manipulação e controle social. A revolução quantitativa criou um novo paradigma, abrindo o panorama para novas metodologias. Por fim, novas coisas por medir existiam em abundância(...) A revolução quantitativa percorreu o seu curso e está aparentemente consolidada. Em adição, há jovens geógrafos agora, tão ambiciosos quanto eram os quantitativos na década de 1960, um pouco famintos por reconhecimentos e um tanto desencantados com o que fazer. Mais importante: há uma clara disparidade entre a teoria sofisticada e a estrutura metodológica que usamos e nossa habilidade em dizer qualquer coisa realmente significativa sobre os eventos. Há anomalias entre o que tentamos explicar e manipular e o que realmente acontece. Há um problema ecológico, um problema urbano, um problema do comércio internacional, e não obstante parecemos incapazes de dizer qualquer coisa de fundo ou profunda sobre qualquer deles. Quando dizemos algumas coisa parece trivial ou talvez ridícula. Em resumo, nosso paradigma não está resistindo bem. Como podemos realizar tal revolução [epistemológica]? Poderíamos abandonar a base positivista do movimento quantitativo seja por bases fenomenológicas seja por um idealismo filosófico ou por uma base materialista, dialética e histórica. O marxismo e o positivismo têm em comum uma base materialista e um método analítico. A diferença é que o positivismo simplesmente procura entender o mundo enquanto o marxismo procura mudá-lo." (David HARVEY, 1973).

"Todo mundo acredita que a Geografia não passa de uma disciplina escolar e universitária maçante e simplória, cuja função seria fornecer elementos de uma descrição 'desinteressada' do mundo. A despeito das aparências cuidadosamente mantidas, os problemas da Geografia interessam a todos os cidadãos. Pois a Geografia serve, em princípio, para fazer a guerra. Isso não significa que ela sirva apenas para conduzir operações militares. Ela serve também para organizar territórios, para melhor controlar os homens sobre os quais o aparelho de Estado exerce a sua autoridade. A Geografia é, desde o início, um saber estratégico estreitamento ligado a um conjunto de práticas políticas e militares(...) A fraqueza da análise marxista na Geografia não é surpeendente. Existe um silêncio, um 'branco' na obra de Marx no que diz respeito aos aspectos espaciais. Quanto mais Marx organiza o seu raciocínio com referência constante ao tempo e à história, mais ele se mostra indiferente aos problemas do espaço. Esse pouco interesse de Marx em relação aos problemas geográficos tem, ainda hoje, graves conseqüências. Para os marxistas o essencial da argumentação política se define em relação ao tempo, se expressa em termos históricos. Só raramente se faz referência ao espaço e, ainda assim, de uma forma muito alusiva e negligente. É contudo o espaço o domínio estratégico por excelência, o terreno onde se defrontam as forças em presença e onde se travam as lutas." (Yves LACOSTE, 1976).

"A Geografia é o estudo da Terra como morada da humanidade. A superfície terrestre é extremamente variada. Mesmo um conhecimento casual com sua geografia física e a abundância de formas de vida, muito nos dizem. Mas são mais variadas as maneiras como as pessoas percebem e avaliam essa superfície. Duas pessoas não vêm a mesma realidade(...) O termo topofilia associa sentimento com lugar. O estudo da percepção, as atitudes e dos valores do meio ambiente é extraordinariamente complexo. A cultura e o meio ambiente determinam em grande parte quais os sentidos são privilegiados. No mundo moderno tende-se a dar ênfase à visão em detrimento dos outros sentidos; o olfato e o tato, principalmente, por requererem proximidade e ritmo lento para funcionar e por despertarem emoções. Certos meios ambientes naturais têm figurado nos sonhos da humanidade de um mundo ideal: a floresta, a praia, o vale e a ilha. A construção do mundo ideal é uma questão de remover os defeitos do mundo real. A Geografia fornece necessariamente o conteúdo do sentimento topofílico. Os paraísos têm uma certa semelhança familiar porque os excessos da geografia (muito quente ou muito frio, muito úmido ou muito seco) são removidos." (Yi-Fu TUAN, 1974).

"Os geógrafos e os sociólogos descobriram no decurso destes últimos anos a expressão 'produção do espaço'. Ela implica a predominância dos mecanismos econômicos na regulação e na alienação do espaço. Deveria ser substituída por um outro termo, numa perspectiva dinâmica de superação: 'criação de espaço'. Este supõe que ao domínio das limitações materiais se venha juntar o poder de dar vida a uma obra. Com efeito, o espaço é uma obra [uma arte]. Para captarmos toda a sua força é conveniente analisarmos o espaço além do seu aspecto exterior, além da paisagem. É certo que os seus valores estéticos devem ser apreciados, ritmos, massas, cores, composição. Mas todos esses valores têm um significado mais profundo na intimidade e na vibração das percepções, difrenciado de acordo com os que nele vivem e observam(...) O despertar para um arte do espaço só é concebível na familiaridade dos poetas, romancistas, pintores ou cineastas, que têm evocado a região dos homens. É no filme, no romance, a obra de arte que há de se tomar em conta na totalidade de sua criação. É uma nova Geografia que se há de inventar, rompendo as divisórias entre disciplinas, com geógrafos abertos à literatura e à arte e homens de letra a par da Geografia. Descobrir o espaço, pensar o espaço, sonhar o espaço, criar o espaço... Uma pedagogia nova para o espaço vivido deve tomar em conta essas quatro exigências. Mas, nesse concerto, onde se encontra a Geografia e a região, senão na utopia? A Geografia aberta às ciências naturais e à Matemática, aberta às ciências humanas e também à arte." (Armand FRÉMONT, 1976).



4. Os de fora comentam sobre a Geografia:

"A política de um Estado depende da sua geografia". (Frase de Napoleão BONAPARTE, inspirada na leitura de MONTESQUIEU).

"O Homem, enquanto um ser que não é livre e sim parte da natureza, é um ser sensível e isso pode ser dividido em dois aspectos: a natureza subjetiva e a exterior. Este última, a natureza exterior do ser humano, é o seu aspecto geográfico ou a base geográfica de um espírito [um povo, uma sociedade]. Não devemos estudar o solo [espaço, território] como um elemento externo e sim como localidade, que corresponde exatamente ao tipo e caráter de um povo, filho do seu solo." (G.W.F. HEGEL).

"Quando eu era jovem o meu sonho era tornar-se geógrafo. Entretanto, antes de ingressar no curso superior, quando trabalhei num escritório, numa atividade que envolvia consumidores de diversas partes, comecei a pensar mais profundamente sobre essa questão e concluí que essa disciplina deve ser extremamente complexa e difícil. Após alguma relutância, acabei optando pelo estudo da Física." (Albert EINSTEIN).

"Seria necessário fazer uma crítica dessa desqualificação do espaço que vem reinando há várias gerações. Foi com Bergson, ou mesmo antes, que isso começou. O espaço é o que estava morto, fixo, não dialético, imóvel. Em compensação o tempo era rico, fecundo, vivo, dialético. Se alguém falasse em termos de espaço é porque era contra o tempo, é porque 'negava a história' ou, como diziam os tolos, porque era 'tecnocrata'. A descrição espacializante dos fatos discursivos desemboca na análise dos efeitos de poder que lhe estão ligados(...) Cada vez mais me parece que a formação dos discursos e a genealogia do saber devem ser analisadas a partir não dos tipos de consciência, das modalidades de percepção ou das formas de ideologias. Elas devem ser analisadas em função das táticas e estratégias de poder. Táticas e estratégias que se desdobram através das implantações, das distribuições, dos recortes, dos controles de territórios, das organizações de domínios que poderiam constituir uma espécie de geopolítica, onde minhas preocupações encontrariam os métodos dos geógrafos. Há um tema que gostaria de estudar nos próximos anos: o exército como matriz de organização e saber -- a necessidade de estudar a fortaleza, a 'campanha', o 'movimento', a colônia, o território. A Geografia deve estar no centro das coisas de que me ocupo." (Michel FOUCAULT).

"Naquele Império a arte da cartografia logrou tal perfeição que o mapa de uma só província ocupava toda uma cidade, e o mapa do Império toda uma província. Com o tempo esses desmesurados mapas não mais satisfizeram e os colégios de cartógrafos levantaram um mapa do Império que tinha o tamanho do Império e coincidia pontualmente com ele. Menos afeitas ao estudo da cartografia, as gerações seguintes entenderam que esse dilatado mapa era inútil e sem alguma impiedade o entregaram às inclemências do Sol e dos invernos. Nos desertos do Oeste subsistem despedaçadas ruínas do mapa, habitadas por animais e por mendigos; em todo o país não há outra relíquia das disciplinas geográficas." (Jorge Luis BORGES, "Del rigor en la ciencia", 1954).

"Todos nós no Congresso percebemos a importância vital de se aprimorar o nosso sistema educacional se quisermos manter nossa posição competitiva na economia mundial. Como parte desse esforço, nós devemos nos assegurar que os jovens americanos tenham uma clara compreensão sobre como o mundo é e quais são as influências humanas geograficamente positivas". (Senador Edward KENNEDY, numa fala que proferiu durante a Geography Awareness Week, ocorrida em 1987 no Congresso norte-americano, em Washington).

"Nós dependemos de uma bem informada população para manter os ideais democráticos que fizeram a grandeza deste país. Quanto 95% de nossos estudantes universitários não conseguem localizar o Vietnã num mapa-múndi, nós devemos ficar alarmados. Quando 63% dos americanos que participaram de uma pesquisa nacional feita pela CBS e pelo Washington Post não conseguiu dar o nome de duas nações envolvidas nas conversações SALT, nós estamos falhando em educar nossos cidadãos a competir neste mundo cada vez mais interdependente". (Senador William BRADLEY, proponente da Geography Awareness Week, realizada em 1987 no Congresso norte-americano, em Washington, com o objetivo de propor medidas para reforçar e aprimorar o ensino da Geografia nos Estados Unidos).


Comentários

  1. Joao Victor : o texto e bastante explicativo e concordo quando diss :"É útil dividir uma ciência em três elementos: a lógica, os fatos de observação e a teoria.

    ResponderExcluir
  2. Antes de ler este texto, eu pensava que a geografia era algo simples e sem importância, como a frase de Ptolomeu em 150 d.C, porém eu percebi que ela explica sobre a formação da terra e de nós que moramos nela, ela deixa explicito a formação geológica do nosso planeta e como nós nos comportamos diante dela e de outros seres vivos(incluindo os humanos). a Geografia é única, porém ela possui o conhecimento de diversas áreas, como por exemplo a politica, vegetação, população, o espaço e etc. Também descobri que ela é uma ciência que estuda a terra mais aprofundadamente, e que ela esta mais presente em nossas vidas do que percebemos, como por exemplo a guerra do Vietnã, onde a população vietnamita usou seus conhecimentos sobre seu país para ganhar dos Estados Unidos.É impossível estudar geografia sem antes saber mais sobre o ambiente onde você vive ou estuda.A História e a Geografia são extremamente inter-ligadas, enquanto um procura entender mais sobre o tempo o outro estuda o espaço, e juntas elas promovem um conhecimento total do que ocorre, do que ocorreu e de que possa ocorrer. A Geografia estuda fenômenos e assim os tentam prever, porém os fenômenos geográficos são únicos ou gerais, os fenômenos únicos são impossíveis de prever e os gerais já são mais simples de preditar. O objeto de estudo da geografia é o espaço terrestre que seja um meio ou fonte de vida.A frase de Khun sobre a ciência de rotina me fez pensar sobre a ciência e geografia de hoje em dia, basta aparecer algo novo para todos os cientistas, historiadores e geógrafos comecem a estudar tal ocorrido ou como o texto diz "anomalia", eles se aprofundam cada vez mais sobre a nova descoberta até aparecer outro novo conhecimento.Podemos tentar explicar os fatos geográficos e históricos, porém por mais que tentemos conta-lo ou documenta-lo, ele não será cem porcento verdade, e hoje em dia os jovens geógrafos estão começando a ficar cada vez mais entediados por essa matéria a ponto de manipular o fato, a Geografia esta perdendo sua importância ao olhar das pessoas e está começando a se limitar a apenas livros, pois, se continuar assim, logo não teremos mais geógrafos para descobrir mais sobre essa matéria e professores para ensina-la.Percebe-se que o estudo de paisagens é extremamente complexo pois duas pessoas não verão um lugar ou paisagem igual ao outro, por isso o estudo de paisagens requer um bom conhecimento.Todas as pessoas tem um lado "geográfico" ou uma base geográfica de espirito em seu ser.Por ultimo aprendi que o mundo junto com os seres humanos são incapazes de viver sem a Geografia, porém a Geografia que usamos hoje em dia é usada para politica e para "usos militares", essa matéria é uma das mais importantes para a humanidade, toda via, nós não sabemos como usa-la de forma correta ou ou como deveria ser usado, nos dias de hoje, "Geografia é guerra"

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Em minha opinião a Geografia é única/una, mas com múltiplos "galhos" que tratam das diversificações que possuem os estudos geográficos, pois esses estudos são muitos complexos e se não fossem ramificados a geografia se tornaria muito mais difícil de se compreender pois como disse Varenius Bernard, no início do texto ""A Geografia é uma descrição geral do mundo." e apenas com esses estudos pode-se determinar as Leis geográficas.
    Ao ler o texto algo que me chamou a atenção, pois não era de meu conhecimento, já que eu sempre achei que a geografia fosse uma matéria singular, mas notei que essa também utiliza outras matérias como Artes e até mesmo Matemática mas principalmente a Ciência e a História para seu estudo. E como George Pierre disse no texto "O geógrafo deve ter uma competência que lhe torne inteligíveis, simultaneamente, processos geológicos, climatológicos, hidrológicos, biológicos." e isso nos mostra o quão difícil é ser um geógrafo, o quão se tem que estudar e entender a complexidade de algo tão grande como a Terra.
    Quase no fim do texto aparece uma fala do Senador norte-americano Kennedy que me chama muito a atenção pois indica que; para que suas crianças tenham uma boa base educacional para manter seu país na alta posição da economia mundial ao crescerem e ingressarem no mercado de trabalho, tem que dá-las uma boa base educacional e os conceitos geográficos sendo de suma importância para tal conhecimento global e econômico.

    ResponderExcluir
  5. O texto sobre a Geografia me chamou a atenção pelo seguinte fato que foram os diversos pontos de vista abordados por pessoas importantes que deram neste texto a enfase a geografia. Em geral concordei com o texto, pois, como ele diz, eu também acredito que a geografia seja não só uma matéria mas também uma ciência que envolve os conhecimentos do espaço em que vivemos. O que me chamou a atenção foi a parte de Yves Lacoste que, em outras palavras, diz que a geografia, desde o início é um saber estratégico para práticas políticas e militares. Até esse ponto concordei com ele, pois não só acho que a geografia seja um simples estudo sobre a terra, mas por ela envolver isso, podemos tirar uma certa vantagem estratégica. Mas querendo ou não acredito que a geografia e a vida do ser humano esteja interligada, pois tudo que até os dias de hoje conhecemos sobre a terra envolve nossa vida social que nos da o contato com o mundo a fora que é de muita importância para nós. Entretanto percebi que não só há uma unica definição para geografia mais há varias. Por fim cheguei a conclusão que a geografia se faz presente em todos os lugares onde nós estivermos, não só na escola mas em todo o lugar em que o ser humano se faz presente.

    ResponderExcluir
  6. Para mim Geografia é entender o mundo em que vivemos, como ele funciona para podermos mudá-lo.

    ResponderExcluir
  7. Para mim ,após ler o texto,comecei a pensar que a geografia é apenas uma,que é dividida em duas categorias:a geografia política(que é a que mais me chama atenção)por estudar como o povo se relaciona com o meio que vive,e a física,que estuda esse meio em que a sociedade vive.É interessante saber que em uma guerra por exemplo,tem uma grande vantagem quem tem conhecimento geográfico,pois conhece o território,sabe os lugares bons para se esconder ,fazer armadilhas ,e quem sabe até ganhar ,mas não pelo fato de ter um bom exército,mas porque tem um conhecimento geográfico maior ,e soube tirar vantagem disso.Muita gente pode pensar que geografia é só mais uma matéria escolar decorativa,enquanto na verdade ,mesmo em simples situações,ou situações complicadas ,um conhecimento geográfico faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu livia vidal fagundes que escrevi esse comentario e que não sei por que meu nome não salvou

      Excluir
  8. O que é Geografia?

    A Geografia é a ciência que estuda o conjunto de fenômenos naturais e humanos, os quais são aspectos da superfície da Terra, considerada na sua distribuição e relações recíprocas. A Geografia estuda a superfície terrestre. A origem etimológica do termo é derivada dos radicais gregos geo = "Terra" + graphein = "escrever".
    O texto acima define o que é a Geografia. "A Geografia é uma disciplina sinóptica". Além de estudar o espaço, as leis, os fatores do meio ambiente, as relações que existem entre a sociedade e as variações locais do seu meio, a Geografia também pode utilizar outras matérias como meio de estudos. O texto também explica a diferença entre a geografia e a história. A História estuda o tempo e a Geografia o espaço.(Emmanuel KANT, século XVIII). A geografia estuda também os grupos humanos sobre a superfície da terra. Suas distribuições, seus traços distintos, a distribuição geográfica das etnias, dos credos, dos costumes, das formas de propriedade e as relações disso tudo com o meio ambiente. "A Geografia é o estudo da terra como morada da humanidade".( Yi-Fu TUAN, 1974). O que achei interessante em um parágrafo do texto, foi uma fala de Albert Einstein que mostra a geografia como uma matéria complexa e difícil que não estuda apenas as cidades, os países e as capitais mas sim a vegetação, o clima, as etnias, as crenças, e a política. Falando que por ser uma matéria complicada, Einstein desistiu de seu sonho de quando era jovem de se tornar geógrafo e acabou optando pelo estudo da física. O senador William BRADLEY, proponente da Geography Awareness Week, realizada em 1987 no Congresso norte-americano em Washington, faz uma fala sobre como os Estados Unidos é um país grande, mas que os estudos da geografia, para os jovens são muito desorganizados e que muitos estudantes tem dificuldade em apontar algo sobre a geografia. Ou seja o país precisava de professores que entendessem os verdadeiros estudos da geografia, não apenas o básico, mas também as outras matérias que fazem da Geografia uma matéria complexa e difícil.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a geografia é dividida em duas partes:a primeira estuda a terra e seu conjunto.A segunda respeita os conceitos gerais,estuda as regioes concretas:suas localizaçoes,divisoes e limites

    Victor Queiroz

    ResponderExcluir
  10. Aluno:Victor Gabriel
    Antes de começar a leitura de texto eu pensava que a Geografia não era algo muito importante comparando as outras matérias,mas esse texto me fez perceber que a Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive.A Geografia ela pode ser considerada única para alguns,em minha opinião a Geografia é um título que possui subtítulos como a Geopolítica,como disse Bernard VARENIUS "A Geografia é uma descrição geral do mundo. Ela se divide em duas partes: uma geral e outra especial. A primeira estuda a Terra em seu conjunto,
    explicando as suas diversas partes e características. A segunda, ou seja, a geografia especial regional, respeitando os conceitos gerais, estuda as regiões concretas:
    suas localizações, divisões, limites e outros aspectos dignos de serem conhecidos.".E também como Karl RITTER diz que ''"O objetivo da Geografia não é o de simplesmente
    reunir e elaborar uma massa de informações sobre a Terra ou as regiões''A Geografia é sim algo importante para o mundo,um estudo essencial para a vida da população
    mundial,sem a Geografia nosso mundo poderia ser bagunçado,principalmente na política.O texto foi como um óculos para mim (no sentido conotativo),pelo fato de fazer eu perceber que a Geografia não é só uma matéria que aprendemos na escola,é algo que temos que ter consciência sobre o que ela trata,Como disse Yves Lacoste "Todo mundo acredita que a Geografia não passa de uma disciplina escolar e universitária
    maçante e simplória'',Outro fato que o texto me fez perceber foi que a Geografia ela se conecta com outras matérias,como a História,sendo que a História se fala do
    tempo e a Geografia do espaço.Terminando,a Geografia não é uma matéria que muitos não dão valor e consideram simples,como disse Albert Einstein dizendo que queria ser
    um geógrafo,mas então concluiu que era uma disciplina complexa e difícil,a frase de Albert Einstein me chamou muito a atenção e me fez concluir que a Geografia mesmo
    sendo difícil e complexa,ela é muito importante.

    ResponderExcluir
  11. Depois de ter lido esse texto percebi que a geografia na minha opinião, é única, geógrafos pensam que a geografia é mais de uma, porém, acho que ela tem muitas características porém todas relacionam a uma só… A geografia pode estudar diversas coisas incluindo, Época, lugar, corrente de pensamento, outras coisas, diferentes num outro contexto...
    A geografia também pode ser muito densa e difícil… Exemplo: "Quando eu era jovem o meu sonho era torna-se geógrafo. Entretanto, antes de me ingressar no curso superior, quando trabalhei no escritório, e uma atividade que envolvia consumidores de diversas partes, comecei a pensar mais profundamente sobre essa questão e conclui que essa disciplina deve ser extremamente complexa e difícil. Após alguma relutância, acabei apontando pelos estudos da física." Albert Einstein.
    Percebi também nesse texto que o geógrafo e o geólogo tem características diferentes... Geólogo estuda sobre o solo, e o geógrafo estuda a política...
    Julia Francelle Rodovalho Borges

    ResponderExcluir
  12. a geografia e uma diciplina extramamente complicada por isso teve de ser dividida em partes apesar desse fato e uma materia da qual e muito boa por explica diversos fatos ocorridos no passado so podendo ser explicado pela geografia uma das partes do texto q pensei questionei foi a seguinte "Nosso objetivo é uma mudança radical -- a substituição das instituições e o ajuste institucional de nossa sociedade com vista a novos objetivos" isso faz com que eu pensasse muito e conclui q nos estamos aqui nao so de passagem mais sim para q possamos mudar o mundo em diversos aspectos pois so de voce construir uma casa voce muda totalmente o espeço fazendo com q novos estudos sejam realizados.
    aluno:rafael milazzo

    ResponderExcluir
  13. NA MINHA OPINIÃO A GEOGRAFIA ESTA DIVIDA EM GEOGRAFIA GERAL QUE ESTUDA A TERRA EM SEU CONJUNTO,EXPLICANDO AS SUAS DIVERSAS PARTES E CARACTERÍSTICAS .E ESPECIAL[REGIONAL] RESPEITANDO OS CONCEITOS GERAIS.EU ACHEI INTERESSANTE A PARTE EM QUE DIZ QUE AS PESSOAS QUE TEM CONHECIMENTO GEOGRAFICO SEMPRE TERÃO UMA VANTAGEM MAIOR PARA ESCOLHER O MELHOR LUGAR PARA ACAMPAR,PARA FAZER UMA EMBOSCADA OU PARA DIRIGIR UMA CAMPANHA MILITAR. GABRIELA SOARES

    ResponderExcluir
  14. Antes de ler esse texto a geografia não tinha nenhuma importancia era só mais um conteudo que eu aprendia na escola , percebi que a e um resumo do todo ,ou seja , do espaço mundial onde nos habitamos e devemos ter mais ou menos a ideia da sua historia. a geografia e vista de varias maneiras e pode ter varios significados para as pessoas mais elas sempre vão ter em comum que relata sobre o geral e o espacial da geografia

    Aluna : ADRIANA FERREIRA MELO MUCKE

    ResponderExcluir
  15. O texto está explicando o que a geografia e sua importância nela na nossa vida e que estudar o espaço mundial e que vai mudando a cada ano que se passar ela dividida em 4 parte e cada uma estudar uma coisa específica e as pessoas podem ver ela e entender de modo diferente

    ResponderExcluir
  16. CORRÊA��:Antes de começarmos a estudar a geopolitica esse ano eu acheva que a geografia nao era nada alem de um conteudo, mas depois de ler os textos percebi que a geografia tem ligacao com a historia, ciência, matematica e antropologia.A geografia pode ser usada na guerra como foi mostrado no Vietnã onde os soldados viatnamitas conheciam seu terreno assim montaram uma estrategia derrotando os EUA.

    ResponderExcluir
  17. Logo que terminei de ler o texto, eu pude perceber o quanto é complexa a geografia. Eu pude ver também o quanto ela é importante para nós entendermos o espaço aonde vivemos como: o clima o tempo a formação geológica ou até mesmo descobrir quais são os seres vivos presentes nesse espaço. Então para mim muito importante para podermos entender como a geografia funciona.

    ResponderExcluir
  18. Muitas pessoas acreditam que a Geografia não passa de uma disciplina escolar irrelevante para a nossa vida que apenas temos que decorar o nome de alguns lugares e pronto,eu também pensava assim até ler esse texto,mas depois que li compreendi que a Geografia é bem mais que isso ela existe para ajudar a todos no dia a dia ,até mesmo um governador precisa da Geografia para compreender melhor o ligar que está representando(governando,cuidando).O objetivo da Geografia não é simplesmente estudar e elaborar informações sob a Terra e outras regiões,mas também é (assim como a história)necessária para a compreensão total da realidade ,ela sintetiza os achados de todas as outras disciplinas.Para mim a Geografia é uma descrição geral de tudo que conhecemos .Ela se divide em geografia geral e regional.A Geografia ajuda também nos assuntos militares para ajudar a fazer estratégias e conhecer o terreno na hora da guerra(como já aconteceu em muitas guerras).Ela não é só uma disciplina fácil de decoração e irrelevante eu entendi que a Geografia é muito mais que isso.

    Aluna:Melissa Silva Mariano
    Série: 9° ano "A".

    ResponderExcluir
  19. Muitas pessoas acreditam que a Geografia não passa de uma disciplina escolar irrelevante para a nossa vida que apenas temos que decorar o nome de alguns lugares e pronto,eu também pensava assim até ler esse texto,mas depois que li compreendi que a Geografia é bem mais que isso ela existe para ajudar a todos no dia a dia ,até mesmo um governador precisa da Geografia para compreender melhor o ligar que está representando(governando,cuidando).O objetivo da Geografia não é simplesmente estudar e elaborar informações sob a Terra e outras regiões,mas também é (assim como a história)necessária para a compreensão total da realidade ,ela sintetiza os achados de todas as outras disciplinas.Para mim a Geografia é uma descrição geral de tudo que conhecemos .Ela se divide em geografia geral e regional.A Geografia ajuda também nos assuntos militares para ajudar a fazer estratégias e conhecer o terreno na hora da guerra(como já aconteceu em muitas guerras).Ela não é só uma disciplina fácil de decoração e irrelevante eu entendi que a Geografia é muito mais que isso.

    Aluna:Melissa Silva Mariano
    Série: 9° ano "A".

    ResponderExcluir
  20. Geografia é algo que é tão grande que nós não conseguimos descrever.O nosso mundo,traz lembraças e mistérios que o nossos antepassados deixaram para nós.A geografia não é apenas uma matéria, uma descrição ou algum tipo de informação a mais, a geografia é basicamente tudo que está ao nosso redor porque ela envolve apenas uma coisa, o espaço em que vivemos, por isso não há divisão de matérias ou algo do tipo porque estamos sempre envolvidos no espaço geográfico

    Breno Barros 9°ano "A"

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ola André stronda sou o tiririca BRINKS Sou eu o Marco tulio Bernardes Fleury Xavier . Bom eu concordo mais com a definição do Kant sobre a Geografia pois ele divide ela bem em 6 Modalidades que faz bastante sentido porque tem muita diferença entre Geog.Política e Geog.Comercial ou fisica e matematica e ele explica bem dentro desses termos então concordo com ele. #HITLER #STRONDRA #LUTO #VOLTAFABIANE #INDIANO

    ResponderExcluir
  24. pedro isaac = eu aprende lendo este texto q na geografia existe dois pontos de vista o clasico q explica q a geografia antigamente q era o estudo da descrisao da terra e seu conceito e tambem estudos de regioes concretas como a sua localizaçoes cordenadas geograficas climas. e hoje nos ja entendemos que a geografia nao e apenas isto hoje vimos q a geografia mostra para nos como e o planeta terra e atras de seus caprichos,podemos enxergar situaçoes d cada parte de nosso planeta as situaçoes de vida das pessoas q vivem em regioes mais pobres e as q vivem em regioes mais desenvolvidos esta diferença q n deveria ocorrer mais infelizmente ocorre os conflitos entre paises q sao grandes potencias hoje em dia. a geografia mostra para nos q o planeta onde vivemos n chega nem perto de um planeta ideal par se viver pelas diferenças q ainda existem de decadas para ca isto pra mim e a geografia.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Muitos acham que a Geografia em si se trata apenas da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos,humanos,etc.Mas não,a Geografia é mais que isso,pois nela estudamos assuntos diversos,como relações políticas,população,fenômenos climáticos,e outros.Pra mim a Geografia é uma das mais importantes matérias pelo simples fato de ela estar complementando em várias outras,além de ser essencial para o dia á dia,para entendermos o lugar que vivemos.Sem essa''matéria''seria praticamente impossível entender as mudanças e os fenômenos que ocorrem no mundo. No espaço geográfico se realizam estudos e manifestações da natureza e as atividades humanas também.Por isso é importante compreender 'as Geografias'e usa-la em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  27. A Geografia é única, mas pode ser dividida em vários tópicos como, por exemplo a Geografia e a Geopolítica. Antigamente a Geografia era voltada mais para o estudo do território e hoje também estuda o território, mas tem o estudo mais voltado para a relação da sociedade com o seu território.
    Muitos dizem que a história esta relacionada com a geografia mas com uma diferença, a história estuda a relações dos acontecimentos no tempo e a geografia estuda a relação dos fatos que se dão uns junto com os outros no espaço.
    Mesmo com tantos avanços tecnológicos que ajudam no estudo da geografia, ainda tem muito para ser estudado no nosso planeta.
    Aluno:Gabriel Latalisa

    ResponderExcluir
  28. Na minha opinião, a Geografia é única , porém não se trata de apenas um assunto. Para mim a Geografia é a junção de várias informações e temas diferentes ,que juntos formam o que eu chamo de Geografia.
    Ao longo do texto percebi, que, muitos queriam dar uma definição concreta e exata sobre o que é a geografia, mas na minha opinião a Geografia nunca terá um definição, pois está em contante mudança, pois a Geografia é nosso passado, presente e futuro.
    No final do texto, uma informação dada pelo Senador William BRADLEY, me assustou, pois vi que a cada dia que passa as pessoas ficam mais e mais ignorantes, e isso me faz pensar o que será do futuro, pois pelo andar da carruagem, as pessoas vão se agarrar nas primeiras informações, sem nem ao menos contestar.
    Aluna: Jordana Silva de Azevedo

    ResponderExcluir
  29. José Aberto:Acho que a geografia em si, n é nem única nem separada,pois sendo junta ou separada ,estudamos o espaço geográfico ,a Terra ,os países ,etc.A geografia é importante em muitas ocasiões importantes ,tanto militar,para conhecer seu próprio território para estar preparado para um ataque e,para atacar outro território ,político para organizar um país ,para isso precisa do estudo quase que geral da geografia

    ResponderExcluir
  30. José Aberto:Acho que a geografia em si, n é nem única nem separada,pois sendo junta ou separada ,estudamos o espaço geográfico ,a Terra ,os países ,etc.A geografia é importante em muitas ocasiões importantes ,tanto militar,para conhecer seu próprio território para estar preparado para um ataque e,para atacar outro território ,político para organizar um país ,para isso precisa do estudo quase que geral da geografia

    ResponderExcluir
  31. Daniel Henrique:Eu acho que a geografia é mais de uma!!! Pois se fosse só uma todo geografo ia saber de tudo da geografia!! A medicina é uma,porem é separada em tópicos(cardiologia,pediatria etc) um cardiologista não consegue diagnosticar um problema de urina assim como um geografo clássico não saberá explicar a mesma coisa q um geografo moderno!! Vlw André :)

    ResponderExcluir
  32. Louis Prado V.
    Eu achava que a Geografia era uma matéria simples baseada somente no estudo dos acontecimentos do nosso espaço. Mas com esse texto percebi que a geografia é algo mais complexo dividido em várias áreas, mas o que me faz achar não é junta e nem separada é o fato de mesmo sendo de áreas diferentes tem o estudo bem parecido.

    ResponderExcluir
  33. Para mim,a geografia sempre foi meio abstrata. Eu sempre achei (e depois de ler o texto refleti que continuo achando) que a geografia é o estudo da superfície terrestre. Esse texto mudou um pouco o meu consentimento sobre a geografia,mas nada muito relevante.

    Maria Eduarda Alves Araújo 9° ano 'A'

    ResponderExcluir
  34. Antes eu pensava que a geografia era só mapas, mas descobri que estava errado, para mim a geografia é só uma , mas dividida em tópicos, como biogeografia, oceanografia, geografia matemática, geografia histórica , hidrologia, e muitas outros tipos de geografia, sempre haverá uma mudança , uma pessoa com conhecimento em meteorologia tem o pensamento diferente do cotidiano do que uma pessoa que estudou geografia política, más no futuro os dois poderão pensar da mesma forma, a geografia trouxe coisas boas, como o fim da Segunda Guerra Mundial, e também trouxe coisas horríveis, como as bombas de Hiroshima e Nagasaki , que foram lançadas em locais estratégicos e dizimou milhares de pessoas e desabrigou mais milhares, más isso é só minha opinião!

    ~Luiz Eduardo Di Guimarães Porto Aires 9° Ano-"A"

    ResponderExcluir
  35. Antes eu achava que a geografia era só uma matéria escolar. Hoje no meu ponto de vista penso diferente. A geografia não é só uma matéria, mas sim uma ciência que estuda a física, a matemática, a política, o comércio e a cultura.
    Vale a pena ressaltar o grande papel que ela faz na economia. Estabelecendo acordos nacionais e internacionais. No futuro a geografia será realmente valorizada, pois se dedicará nos estudos para manter o meio ambiente em equilíbrio. Gerando idéias para manter o consumo da água. Conservar as vegetações e conter o desmatamento e a poluição. Enfim a geografia será valorizada no futuro... mas poucos a valorizam atualmente.

    ResponderExcluir
  36. Para mim o texto "A geografia" é muito bom para debater em sala de aula,pois explica algumas coisas da geografia que é muito bom para o dia a dia.
    A geografia serve para muitas coisa em nosso dia a dia como, quando você assiste um jornal vai sempre ter uma noticia que envolve a geografia ou tambem algumas propagandas.
    E foi isso que me fez mudar de opinião da Geografia.


    ---> Thiago Saraiva <---

    ResponderExcluir
  37. Antes de ler o texto eu achava que a Geografia era só uma matéria que estuda os mapas e o espaço onde vivemos, mas agora vejo que é uma ciência muito mais complexa do que aparenta ser, além de ser dividida em várias partes, estar sempre mudando, expandindo-se cada vez mais, ainda nos proporciona uma visão diferente sobre tudo ao nosso redor.
    Aluna: Andreza David Medeiros de Farias

    ResponderExcluir
  38. Bom pra mim a Geografia era só o estudo sobre os solos , lugares do mundo ,e tbm para ajudar a nós localizar , mas eu estava errada a Geografia pode ser dívida em muitas partes e nos ensinar muitas coisas , pois ela é um ciência que trata sobre a descrição da terra e dos estudos dos fenômenos físicos , e após ler o texto podemos observar isso .
    Aluna : Karolina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

País Basco

Características físicas da África.

A importância da Geografia?