Construção - Chico Buarque



Construção  - Clique para acessar a música. 

A música "Construção" de Chico Buarque é riquíssima para ser utilizada em aulas de urbanização na Geografia, especialmente com alunos do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. Ela permite uma análise crítica e sensível sobre o crescimento urbano, o mundo do trabalho e a desumanização nos processos de urbanização.


📍 Contextualização da música "Construção" na Geografia – Tema: Urbanização

🎯 Temas que podem ser trabalhados:

  • Crescimento das cidades e urbanização acelerada no Brasil (décadas de 1960–1970).

  • Migração campo–cidade.

  • Trabalho informal e precarizado.

  • Exclusão social e segregação urbana.

  • Planejamento urbano e seus impactos humanos.

🧱 Análise da música:

A letra narra a rotina e a morte de um operário da construção civil, com frases que se repetem e vão se modificando pouco a pouco. Isso permite diversas reflexões:

  1. Desumanização do trabalhador urbano:

    • A estrutura repetitiva da música mostra o trabalhador como peça de um sistema mecânico e impessoal.

    • A morte do operário é tratada com frieza, revelando o quanto esses corpos são descartáveis no processo de urbanização acelerada.

  2. Contradições do "progresso urbano":

    • A construção civil, motor da urbanização, cresce às custas da precarização da vida de trabalhadores migrantes, geralmente vindos das zonas rurais.

  3. Segregação socioespacial:

    • O operário não mora onde trabalha. Está fora do centro das decisões urbanas, da segurança e da visibilidade.

    • Pode-se discutir o direito à cidade, conceito do geógrafo Henri Lefebvre.

  4. Período histórico e urbanização autoritária:

    • A música foi lançada em 1971, no auge da ditadura militar, período de grandes obras e crescimento urbano acelerado, mas também de censura, desigualdade e autoritarismo urbano (ex: remoções forçadas, crescimento desordenado de periferias).


✏️ Atividades sugeridas:

  • Leitura e interpretação da letra: destacando os verbos e substantivos que mudam e seu efeito de sentido.

  • Linha do tempo: associar datas da urbanização brasileira com o contexto da música.

  • Mapa mental ou infográfico: relacionando urbanização, trabalho, migração e exclusão.

  • Comparar com dados atuais: número de operários da construção civil, condições de trabalho, crescimento das periferias.

  • Propor uma reescrita criativa: "E se o operário tivesse voz?" – alunos podem criar finais alternativos.


🔗 Conexões interdisciplinares:

  • História: Ditadura Militar, Milagre Econômico.

  • Português: Estrutura da canção, poesia concreta, repetição e significados.

  • Sociologia: Classe trabalhadora, alienação, invisibilidade social.


Uso de I.A - para edição e formatação do post.

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