Estado de Goiás.

             
O estado de Goiás pertencente à macrorregião do Centro-Oeste inserida no Complexo Regional Complexo Centro-Sul. Tem algumas características específicas e outras singulares de sua região.








            DEMOGRAFIA: É o estado mais populoso dessa região. Seus limites são os seguintes: Tocantins (Norte); Minas Gerais (Sul e Leste); Mato Grosso (Oeste); Bahia (Nordeste); Mato Grosso do Sul (Sudoeste) e o Distrito Federal. A extensão territorial de Goiás é de 340.086,698 Km², divididos em 246 municípios. A capital do estado é Goiânia, segunda cidade mais populosa da região centro-oeste. 
            De 2000 a 2010 foi constatada uma taxa de 1,84% de crescimento da população, número maior que a média nacional que foi de 1,17% e maior que a média registrada em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos principais fatores que explica  essa taxa de crescimento é o crescente número de imigrantes que Goiás vem recebendo, principalmente nas últimas décadas. Os principais polos de imigração são Distrito Federal, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Maranhão.






            Goiás representa 3,15% da população do país. Está na 12º colocação no ranking nacional. É o Estado mais populoso do Centro-Oeste. Concentra 42,7% dos habitantes da região. 




            Goiânia é o município com  a maior população do Estado e valorização do setor imobiliário  Em seguida aparecem Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Luziânia. Os cinco municípios acolhem 41% dos goianos.



            Goiás é um dos principais polos migratórios do Brasil. 29% da população residente são não naturais do Estado.

            RELEVO: Localizado no Planalto Central brasileiro, o estado de Goiás tem um relevo bastante variado, com planaltos, chapadas, vales e depressões. Nas regiões sul e leste do estado são encontradas as maiores altitudes, com destaque para a Chapada dos Veadeiros. O pico do Pouso Alto é o ponto mais elevado do estado, com 1784 metros de altitude. No oeste do estado estão concentradas as altitudes mais baixas.


            VEGETAÇÃO: A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. Na região sul do estado é encontrado pequenas faixas de mata Atlântica, principalmente nas margens dos rios e nas serras. Na divisa com o estado do Mato Grosso, a oeste, existe uma pequena área de floresta tropical. No subsolo do Cerrado existe água em abundancia.

            A fauna do estado é muito rica. São encontradas onças, guarás, tatus, cervos, macacos, tamanduás, pacas, capivaras, antas (nas margens de rios) e emas, seriemas, sendo essas últimas, espécies típicas do Cerrado. Várias dessas espécies estão ameaçadas de extinção, devido ao desmatamento, as queimadas, ao uso de agrotóxico e da caça predatória na região.
            CLIMA  é tropical semiúmido, com temperatura média anual de 23°C. Na estação das chuvas, de outubro a abril, as temperaturas são altas, principalmente nas regiões oeste e norte. Entre setembro e abril, as temperaturas podem chegar a até 39°C. A estação da seca dura de maio a setembro. Entre os meses de maio e julho, as temperaturas podem chegar perto dos 4°C, dependendo da região do estado.

            HIDROGRAFIA: Os rios que cortam o estado pertencem a três bacias hidrográficas: Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins e Bacia do Rio Paraná. Os principais rios do estado são: Aporé, Paranaíba, Araguaia, Corumbá, Maranhão, São Marcos, Paranã e Claro.

            ECONOMIA: Em 2008, a contribuição de Goiás para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi de 2,5% e, no âmbito regional, sua participação foi de 27,6%.
A composição do PIB goiano é a seguinte:

Agropecuária: 11%
Indústria: 27%
Serviços: 62%

A agropecuária goiana tem grande importância no cenário econômico nacional, uma vez que sua produção de carnes e grãos impulsiona a exportação estadual.

Goiás é um dos maiores produtores de tomate, milho e soja do Brasil. Responsável por 33% da produção nacional de sorgo, Goiás é o principal produtor desse grão no país. Outros cultivos importantes são: algodão, cana-de-açúcar, café, arroz, feijão, trigo e alho.
A pecuária, por sua vez, está em constante expansão. O estado possui, atualmente, o terceiro maior rebanho bovino do país. O aspecto negativo com relação à agropecuária é que ela é a principal atividade responsável pela destruição do bioma Cerrado, visto que desencadeia constantes desmatamentos e degradação do solo.


Goiás também possui reservas minerais. Entre essas, destacam-se os municípios de Minaçu (extração de amianto), Niquelândia e Barro Alto (níquel), além de Catalão (fosfato).

A indústria goiana é responsável por 27% do PIB regional, esse setor da economia vem se diversificando constantemente. A cidade de Goiânia, capital do estado, abriga boa parte dos complexos industriais. Outras cidades que se destacam são: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Catalão, Rio Verde e Itumbiara.


O Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) possui o maior polo farmoquímico da América Latina, abrigando também, indústrias alimentícias, automobilísticas, têxteis, além de possuir o único porto seco brasileiro.


O turismo é outra atividade de fundamental importância para a economia goiana. As cidades de Caldas Novas e Rio Quente, principais estâncias hidrotermais do país, atraem milhares de visitantes. 

O turismo histórico é cultuado na Cidade de Goiás (Goiás Velho), Corumbá e Pirenópolis. Na região da Chapada dos Veadeiros e do Rio Araguaia, o turismo ecológico é proporcionado.

Dados referentes à exportação e importação de Goiás:

Exportações – 4,1 bilhões de dólares:

Soja: 27%
Carne bovina: 16%
Resíduos da extração do óleo de soja: 12%
Sulfeto de cobre: 12%
Carne de aves: 7%
Ferro-nióbio: 3%
Milho em grãos: 3%
Outros: 20%.

Importações – 3 bilhões de dólares:

Carros e peças: 37%
Adubos e fertilizantes: 20%
Produtos farmacêuticos: 12%
Máquinas e equipamentos: 8%
Enxofre: 3%
Outros: 20%.

             CULTURA: Em Goiás se destacam os eventos culturais, como a Cavalhada e a Procissão do Fogaréu. As Cavalhadas ocorrem na cidade de Pirenópolis, é uma apresentação teatral ao ar livre em que homens montados a cavalo representam uma luta medieval entre Cristãos e Mouros. Essa é uma das principais atrações turísticas da Festa do Divino de Pirenópolis, em Goiás.

Durante as comemorações da Páscoa ocorre na cidade de Goiás a Procissão do Fogaréu, na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento cultural atrai cerca de 10 mil turistas.

                                          Procissão do Fogaréu

Em muitos lugares do Brasil o tear manual se tornou peça de museu. Porém, em alguns municípios ainda são encontradas tecelãs confeccionando várias peças de tecido, agora valorizadas pelo turismo.
Destacam-se entre os pratos principais goianos a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano e os diversos frutos do cerrado.

Ai está a característica social, física e econômica do nosso Estado. 







Referências:
http://www.mundi.com.br/Wiki-Goias-702.html
http://www.brasilrepublica.com/goias.htm

Comentários

  1. orgulho de ser goiano g0ias e povo amado deste estado e tudo de bom abraco a todos e em especial a linda nova gloria obrigado por nascer nesta magestosa cidade.

    ResponderExcluir
  2. orgulho de ser goiano g0ias e povo amado deste estado e tudo de bom abraco a todos e em especial a linda nova gloria obrigado por nascer nesta magestosa cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

País Basco

Características físicas da África.

OS EX-PAÍSES SOCIALISTAS NA GLOBALIZAÇÃO CAPITALISTA