Raízes versus disponibilidade de água.

Levando em consideração o maior tempo de água disponível para as plantas, a fórmula de água disponível considera a capacidade de campo (CC), o ponto de murcha permanente (PMP), em porcentagem em volume, multiplicado pela profundidade do sistema radicular (cm).
Se os valores das diferenças entre CC e PMP forem altos de determinado solo, não significa alta disponibilidade hídrica no perfil porque esses valores são multiplicados pela profundidade radicular, quando é pequeno o volume raízes no perfil de solo, como resultado final será baixa a disponibilidade hídrica.
Isso se deve ao sistema radicular ficar restrito na camada superficial, quando os solos apresentam os seguintes impedimentos, que podem estar associados ou não:
  • Impedimentos químicos (elevada acidez devido aos baixos valores de cálcio, magnésio, potássio, ou seja reduzidos valores de saturação por bases com consequente elevada saturação por alumínio, e/ou baixos teores de fósforo no horizonte A);
  • Impedimentos físicos (compactação, ou adensamento); e/ou
  • Impedimentos biológicos (doenças e pragas de solo).
A figura 1 destaca as diferentes profundidades de exploração das raízes, desde os solos com maior porcentagem de saturação por bases no perfil incluindo o horizonte B (eutróficos) com V% gradativamente diminuindo até os com alta saturação por alumínio (álicos).

Condições químicas do horizonte B:
 e - eutrófico; m - mesotrófico; d - distrófico; ma - mesoálico; a- álico.
 -Figura 1. Exploração do sistema radicular nos solos com diferenciação química em sub superfície (TCC de Thiago A.B. do Prado, UFSCar, Araras-SP).
Figura 1. Exploração do sistema radicular nos solos com diferenciação química em sub superfície (TCC de Thiago A.B. do Prado, UFSCar, Araras-SP).


Glossário:


Eutrófico: condição química de um solo com elevado potencial nutricional abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos).Os valores de soma de bases (SB) são maiores ou iguais a 1,5 cmol.kg-1 de solo e os de saturação por bases (V) maiores ou iguais a 50% 
Esses solos possuem elevadas produtividades, desde que não sejam simultaneamente salinos como pode ocorrer em alguns casos no nordeste do Brasil. Ocorrem em todos estados do Brasil.

Mesotróficocondição química intermediária entre distrófico e eutrófico abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos). Para PRADO os valores de soma de bases (SB) variam de 1,2 a 1,5 cmol.kg-1 de solo e, ao mesmo tempo, a saturação por bases (V) varia de 30-50%; ou ainda pode ser mesotrófico quando a saturação por bases ultrapassa 50%, mas a soma de bases é menor que 1,5 cmol.kg-1 de solo. (solos mais ricos, ainda que de fertilidade médiana)

Distrófico: condição química do solo abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos) com baixos valores de soma de bases (SB) e saturação por bases (V). Para PRADO os valores de V oscilam de 30-50% , mas ao mesmo tempo aos valores de bases SB são menores que 1,2 cmol.kg-1 de solo. Se o valor V for menor que 30%, a saturação por alumínio (m) deve ser menor que 50% (para eliminar a possibilidade de ser álico) e o valor RC deve ser maior que 1,5 cmol.kg-1 (para eliminar a possibilidade de ser ácrico). 
No manejo possuem baixo potencial nutricional abaixo da camada arável, mas a saturação por alumínio não tão alta porque é inferior a 50%. (solos pobres)

Mesoálico: condição química intermediária entre distrófico e álico abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos). Para PRADO os valores de saturação por alumínio (m) variam de 15 a 50% e ao mesmo tempo o teor de alumínio é maior ou igual a 0,4 cmol.kg-1 de solo. Ocorrem em todos estados do Brasil. 

Álico: condição química de um solo com muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arável (horizonte no B, ou no horizonte C se não existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litólicos) devido a alta saturação por alumínio (m) (maior ou igual a 50% e ao mesmo tempo com teor de alumínio variando de 0,3 a 4,0 cmol.kg-1). Ocorrem em todos estados do Brasil.
No manejo os solos álicos possuem muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arável e necessitam de gessagem para melhorar o ambiente químico abaixo da camada arável, onde existe uma alta concentração de alumínio tóxico que limita o crescimento das raízes em direção ao horizonte B. Como conseqüência da alta saturação por alumínio os valores de cálcio, magnésio e potássio (soma de bases) são muito baixos, pois a grande maioria das cargas elétricas da CTC estão ocupadas pelo alumínio e não pelas citadas bases.
Tem-se verificado que quando o solo possui CTC da argila menor que 27 cmol.kg-1 de solo no horizonte B a gessagem tem sucesso.


Fonte:
http://www.pedologiafacil.com.br/

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Água: a escassez na abundância
    Hoje, 40% da população do planeta já sofre as consequências da falta de água. Além do aumento da sede no mundo, a falta de recursos hídricos tem graves implicações econômicas e políticas para as nações
    Mariana Segala - Guia Exame Sustentabilidade - 12/2012


    A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos 7 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e na revista que está nas suas mãos — se você está lendo a reportagem em seu tablet, saiba também que muita água foi usada na fabricação do aparelho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

País Basco

Características físicas da África.

OS EX-PAÍSES SOCIALISTAS NA GLOBALIZAÇÃO CAPITALISTA